terça-feira, 12 de agosto de 2014

CAMPEONATO REGIONAL CENTRO OESTE DE FUTEBOL AMADOR DO ALTO SÃO FRANCISCO


LIGA ECLÉTICA MUNICIPAL DE DESPORTOS DE POMPÉU
R:Paraná,212 – Volta do Brejo – www.ligapompeana.com.br
Tel.:(37)3523-3150 ou (37)9903-6189
POMPÉU/MG – CEP : 35.640—000
Fundada em 22/03/2002 – CNPJ: 04.997.543/0001-86

UTILIDADE PÚBLICA




                                                                      REGULAMENTO


Art. 1º - O Campeonato Regional Centro Oeste de Futebol Amador do Alto São Francisco, promovido pela Liga Eclética Municipal de Desporto de Pompéu e comissão organizadora, será disputada sob as normas deste regulamento com a decisão unânime dos clubes, reunidos na assembleia geral realizada no dia 21/07/2014 na Casa da Cultura de Pompéu. 

Art. 2º - O campeonato será disputado por times convidados pela LEMDP. Será disputada sobre as normas deste regulamento e da legislação desportiva em vigor.

Art. 3º - Todos os participantes Do Campeonato são conhecedores desse regulamento e se submeterão a todas as suas disposições e consequências.

§ Único - O não comparecimento do diretor de equipe a reunião que definiu este regulamento (dia 11/07/2014), o obriga aceitar e cumprir as decisões ali tomadas, não podendo delas recorrer.

DOS PARTICIPANTES

Art. 4º - Participarão do Campeonato os seguintes clubes na categoria Amador:

GRUPO 1
GRUPO 2
                          São José
E.C.Cristalino
Avaí
Famorine
 Vargem Grande
União
CAP
Esplanada
Pitangui
Kosmos

             

GRUPO 3
Bela Vista
América
Associação
Cristalino BD
Araújo




Art. 5º - O Campeonato Regional Centro Oeste de Futebol Amador do Alto São Francisco terá inicio no dia 23/08/2014

Art. 6º - Forma de disputa: As equipes jogaram entre si dentro do próprio grupo com jogos de ida, classificando as duas equipes que mais pontuarem de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados.  Definirá na reunião do dia 11/08/2014, não é obrigatório a participação das duas categorias, Armador Adulto e Aspirantes.

Art. 7º - Não caberá nenhum tipo de recurso contra as decisões desse regulamento.

Art. 8º - Havendo empate em número de pontos, serão observados os seguintes critérios para efeito de classificação:

1-      Maior número de vitórias;
2-      Saldo de gols;
3-      Maior número de gols marcados;
4-      Confronto direto, quando se tratar de 02 (duas) equipes.
5-      Sorteio que será feito pela LEMDP.

§ Único: Este artigo valerá para todas as fases do Campeonato.

Art. 9º - Cada partida valerá: Vitória: 3 (três) pontos, Empate: 1 (um) ponto.

§ Único - Este artigo valerá em todas as fases, sendo que, em cada fase as equipes começarão com 0 (zero) ponto. 

Art. 10º - Para a disputa das quartas de final, as duas equipes melhores colocadas dentro de cada grupo por pontos ganhos, e as duas equipes que obtiverem os dois melhores terceiros colocados, obedecendo a seguinte ordem: 1° x 8°, 2° x 7°, 3° x 6°, 4° x 5°.
 
§ Único -  Para todas as fases valerá a contagem geral dos pontos , para se conhecer os melhores colocados.

Art. 11º - As semifinais serão disputadas assim:

_Vencedor do primeiro jogo das quartas de finais: 1° x 8°, enfrentarão o vencedor do quarto jogo: 4° x 5° , e o vencedor do segundo jogo: 2° x 7° , enfrentarão o vencedor do terceiro jogo: 3° x 6°; sendo que , as equipes melhores colocadas nas fases classificatórias terão a vantagem de jogar a segunda partida em casa , classificando os vencedores para a final.   


Art. 12º - A final será disputada em duas partidas sendo que nenhuma das equipes terá vantagem na final, a segunda partida da final será no campo da equipe melhor colocada em todas as fases do Campeonato, caso haja dois empates ou vitória para ambas as equipes com o mesmo saldo de gols será cobrado pênaltis.

Art. 13º - Cada equipe poderão fazer 6 (seis) substituições a qualquer momento do jogo, com autorização do árbitro da partida, não sendo permitidos em campo atletas expulsos. (Aspirante 8 (oito) substituições).

Art. 14º - Somente poderão participar do Campeonato atletas regularmente inscritos na ficha da FMF, e que sejam portadores de um documento original com foto (identidade, passaporte, carteira de motorista, etc...). Cada equipe deverá pagar uma taxa de R$ 400,00 (Quatrocentos Reais) no ato da inscrição até dia 11/08/2014.

Art. 15º - Todos os atletas e/ou diretores deverão assinar a súmula dentro do campo de jogo, antes do início do segundo tempo da partida, sob a fiscalização do representante. Ao assinar a súmula o atleta apresentará o documento original com foto, sem o referido documento o atleta estará vetado de participar da partida. Caso algum atleta assine sem os referidos documentos, a equipe perderá os pontos em favor do adversário.

§ Único: O atleta que assinar a súmula com rubrica estará suspenso na próxima partida que sua equipe fizer no Campeonato.

Art. 16º - Nenhuma partida do Campeonato Regional Centro Oeste de Futebol Amador do Alto São Francisco poderá iniciar com menos de 07 (sete) atletas no campo de jogo em quaisquer dos clubes disputantes.

§1º Ocorrendo o fato no transcurso da partida esta será encerrada pelo árbitro e o clube que ficar reduzido a menos de 07(sete) atletas perderá ele os pontos para o seu adversário pelo placar de 3x0.

§2º Se o fato previsto nesse artigo observado o prazo da lei mais o tempo determinado pelo árbitro ocorrerem antes do inicio da partida a infração será considerada como abandono e o clube infrator será eliminado do campeonato. Salvo se a equipe comparecer no local da partida após a tolerância do árbitro, caso isso aconteça à equipe perderá somente os pontos da partida com o placar 3x0 em favor da equipe presente no campo de jogo. Caso a equipe seja eliminada da competição todos os jogos realizados e a realizar, para efeito de classificação geral, será declarada perdedora por W x O em favor daqueles que continuarem na competição com o placar de 3x0. Em caso de abandono nas quartas de finais , semifinal ou final, será considerado o adversário vencedor do confronto.

Art. 17º - As infrações disciplinares ocorridas no Campeonato Regional Centro Oeste de Futebol Amador do Alto São Francisco serão julgadas pela comissão disciplinar da FMF.





DOS JOGOS

Art. 18º - Os jogos serão realizados nas datas previstas na tabela de jogos e após o início do Campeonato, no interesse da comissão organizadora, poderá antecipar ou adiar qualquer partida.

§ 1º Qualquer partida, em virtude de mau tempo ou por motivos de força maior, poderá ser adiada pelo árbitro designado. Devendo a comissão marcar uma nova data da outra partida ou complemento do tempo restante. Para o complemento da partida é necessário que o tempo da partida suspensa seja inferior a  da mesma, ou sejam 61 minutos completados, caso o tempo seja superior a partida é considerada válida.

§ 2º Somente poderão participar da partida os atletas que tinham assinado a súmula na data da partida suspensa, adiada ou anulada.

Art. 19º - O horário das partidas serão os seguintes:

a)      Estarão estabelecidos na tabela dos jogos, com 30 (trinta) minutos de tolerância.
b)      As equipes visitantes terão direito a 50 ( cinquenta) ingressos, desde que ambas categorias estejam em jogo no mesmo estádio; quando se tratar de uma categoria serão 25 ingressos.

Art. 20º - Os jogos do Campeonato serão programados para acontecer conforme calendário aprovado junto deste regulamento.

Art. 21º - Os jogos terão duração de 90 (noventa) minutos, divididos em 02 (dois) tempos de 45 (quarenta e cinco) minutos cada, com intervalo de 15 (quinze) minutos de descanso, haverá 30 (trinta) minutos de tolerância para o início da partida.
                   
Art. 22º - Para a partida ser realizada, as equipes deverão ter em campo, no mínimo 04 (quatro) bolas em condições de jogo, marcação visível no campo, Segurança “no mínimo 3 (três)” ou Policiamento, sem estes itens o árbitro não é obrigado a começar a partida e caso a partida não se realize por algum destes motivos, a equipe mandante perderá os pontos da partida. Na semifinal ou final será obrigatório policiamento. Caso haja o confronto entre Esporte Clube Cristalino x Clube Atlético Pompeano em qualquer fase do Campeonato é obrigatório policiamento e arbitragem do quadro principal da FMF. Esse policiamento caso for necessário será pedido pela LEMDP.

DOS CLUBES

Art. 23º - Os clubes deverão estar devidamente uniformizados (camisa, short e meia). É obrigatório o uso de caneleiras, recomendamos o seu uso para garantir a segurança do atleta. O atleta aspirante poderá atuar pela categoria amador adulto nas seguintes condições:

a)      Se estiver escrito na relação do amador adulto.
b)      Não tiver atuado na partida de sua categoria no mesmo dia.
c)      O atleta aspirante nas fases mata-mata tem que ter jogado no mínimo 50% dos jogos da sua categoria.

§ Único – Somente poderá participar do campeonato atletas amadores .


Art. 24º - Deverão comparecer nos locais da competição nas datas e horários estabelecidos na tabela dos jogos; manter seus campos em condições de jogo devendo observar obrigatoriamente o Art. 22º deste regulamento.

 Art. 25º - Havendo a necessidade de troca de uniformes, por determinação do árbitro, isto será feito pelo mandante da partida.

Art. 26º - O pagamento das taxas, referente à arbitragem das partidas, será feita pelo mandante do jogo.
1.      Despesa de Arbitragem Amador: R$ 250,00 por quarteto.
2.      Despesa de Arbitragem Aspirantes: R$ 200,00 por quarteto.
3.      Transporte dos árbitros: R$ 0,70 por km rodado.  

§ Único: O não pagamento das referidas taxas impossibilitará as equipes de continuarem  na competição.


Art. 27º - Em jogos com cobranças de ingressos fica estabelecidos que cada clube visitante terá direito à 50 (cinquenta) ingressos, sendo para os atletas e comissão técnica com as devidas carteiras do campeonato.

Art. 28º - O clube que incluir atleta sem condição de jogo perderá 06 (seis) pontos e os adversários não receberão os pontos da partida.


Art. 29º - Os atletas que completarem a terceira advertência por cartão amarelo, cumprirão suspensão automática na próxima partida que sua equipe fizer na Copa, não serão anistiados cartões amarelos na mudança de fase do campeonato, sendo, portanto acumulativos independentemente da fase disputada.

Art. 30º - O atleta expulso de campo pelo árbitro cumprirá suspensão automática na próxima partida que sua equipe fizer no campeonato. O atleta expulso de campo pelo árbitro e relatado em súmula, que tumultuarem o seguimento da partida, cumprirão 02 (duas) partidas de suspensão.

§ Único: O atleta que completar a terceira advertência com o cartão vermelho estará excluído do Campeonato.

Art. 31º - Invasão de campo, a desordem que prejudique e/ou gere insegurança dentro e/ou fora de campo, agressão física ou tentativa de agressão, ao árbitro, aos auxiliares, as autoridades escaladas, aos dirigentes, aos adversários, seguida ou não de expulsão e relatada na súmula, caberá aos agressores e/ou desordeiros o afastamento do Campeonato ate ser julgado pela comissão disciplinar da FMF, e a equipe perderá o mando de campo na próxima partida que fizer no seu campo, dependendo da gravidade do fato acontecido a equipe será excluída do Campeonato. A equipe que perder o mando de campo ficará responsável por todas as despesas da partida realizada em campo neutro.

§ Único – O atleta ou dirigente que durante a partida ou fora dela ofender moralmente com palavras ou gestos, a mesários, aos árbitros, membros da organização, ou outro atleta será suspenso na próxima partida que seu clube fizer no Campeonato, desde que, não esteja suspenso com o terceiro cartão amarelo ou cartão vermelho, se estiver, cumprirá duas partidas de suspensão, devendo o ocorrido ser registrado em súmula.


Art. 32º - Se os fatos mencionados no artigo Art. 31° deste regulamento forem imputáveis ao clube visitante, estará ele sujeito as mesmas sanções previstas para o clube visitado.

Art. 33º - O clube disputante que venha a recorrer à justiça comum, por motivos ou em razão do presente regulamento será desligada do Campeonato mesmo durante a sua realização.

§ Único - Se ocorrer à hipótese do desligamento de qualquer clube do Campeonato fica sem nenhum efeito todos os resultados obtidos pelo clube punido.

 Art. 34º - Os jogos noturnos só serão realizados se for de comum acordo dos dois clubes participantes e da coordenação.

§ Único – Para antecipar ou adiar alguma partida da competição deverá ser feito 72 ( setenta e duas ) horas antes da próxima rodada.

 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 35º - As designações, escalações de arbitragem, representantes e demais autoridades é de competência privativa do departamento de árbitros.

§ Único – Não será permitido vetar ou recusar nenhuma autoridade escalada pela organização, mas poderão indicar.

Art. 36º - A partida que necessitar ocorrer em campo neutro, o campo será escolhido pela Comissão Organizadora do Campeonato.

Art. 37º - A tabela só poderá ser mudada se for de comum acordo dos participantes do jogo, com o consentimento da Comissão Organizadora do Campeonato. Somente poderá ser antecipada a partida com conhecimento e consentimento da Comissão até no máximo na quarta-feira que antecede a rodada a ser antecipada.

Art. 38º - Os casos omissos nesse regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

§ Único – Compete aos seus diretores interpretar as disposições deste regulamento, bem como resolver as dúvidas e omissões na sua execução conforme as normas do regulamento.

Art. 39º - A Comissão Organizadora do Campeonato terá até 05 (cinco) dias úteis para emitir as notas oficiais para os clubes, sobre punições atletas suspensos, perda de mando de campo e outras sanções deste regulamento

Art. 40º - A equipe que necessitar entrar com qualquer tipo de recurso, terá que pagar uma taxa de R$ 1000,00 (mil reais). Independente se o resultado for a favor ou contra ao recurso a taxa não será devolvida.

§ Único – As equipes somente poderão entrar com recurso no máximo até 48 horas após o fato acontecido.

PREMIAÇÃO

Art. 41º - Serão Premiados (ambas as categorias):
1.      Campeão  Troféu + medalhas
2.      Vice-campeão  Troféu + medalhas
3.      Artilheiro  Troféu
4.      Goleiro – vazado  Troféu


Art. 42º - Assinatura dos diretores que aprovaram este regulamento:


Araújo                        _____________________
Associação                 _____________________
Avaí                            _____________________
Bela Vista                   _____________________
CAP                           _____________________
Cristalino B.D              _____________________
E.C.Cristalino             _____________________
Esplanada                   _____________________
Famorine                    _____________________
Kosmos                      _____________________
América                      _____________________
Pitangui                      _____________________
São José                      _____________________
União                          _____________________
Vargem Grande          _____________________




Registre-se, publica-se e cumpra-se. 



                                            Pompéu, 11 de Agosto de 2014.




________________________________________
Comissão Organizadora

http://departamentodearbitrosbomdespacho.blogspot.com.br



  


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